Este blog está relacionado aos diversos projetos centrados na diversidade e pluralidade étnico-racial que desenvolvemos, sempre de forma coletiva e colaborativa, nas instituições educacionais e educativas onde atuamos como EDUCADOR, seja como professor, coordenador de núcleo educacional, assistente de diretor de escola ou diretor de escola.

Pois, consideramos de extrema importância, desde o início e durante todo o processo educacional, a proposição acerca da questão da IDENTIDADE, pois penso que o país e a sociedade, como um todo, só tem a ganhar com pessoas conscientes e bem resolvidas nesse contexto.

Acredito que esta FERRAMENTA, com os seus conteúdos e informações (textos, imagens, atividades entre outros), nos possibilitará acessar informações relativas ao que há de africano no Brasil, assim como referente ao continente africano, tão vasto e múltiplo, que pouco conhecemos aqui no Brasil.

Nos possibilitará também, valorizarmos a diversidade étnico-cultural, étnico-racial, a partir do debate, reflexão e estímulo a valores e comportamentos éticos como o amor, a amizade, o respeito, a solidariedade e a justiça, de forma que a todo o momento possamos nos posicionar contra qualquer forma de intolerância, e especificamente nos colocando contra todo o tipo de discriminação racial e a favor de práticas antirracistas.

27 dezembro 2012

AXÉ DO 20 DE NOVEMBRO



Na década de 70, o grupo Palmares, de Porto Alegre, resgata a história do quilombo incrustado na Serra da Barriga. Zumbi nessa época sobrevivia no imaginário coletivo da população afro-brasileira, especialmente por causa do trabalho das entidades que sempre pontuaram a história do povo negro neste país.
De lá para cá, muita água rolou debaixo da ponte. Zumbi tornou-se herói nacional, uma política de ação afirmativa vem sendo posta em prática, com resultados como as cotas; mas, sobretudo, vem sendo feito um esforço gigantesco no sentido de afirmar a cidadania. Há muita produção artística e cultural afro nas áreas musical, literária, de dança, no artesanato etc. Há um sentimento de resgate e valorização estética expresso em roupas, cabelos, atitudes...
Mas um dos aspectos que sempre esteve presente na fala do poeta Oliveira Silveira, do grupo Palmares, é o aspecto coletivo da luta palmarina, isto é, a necessidade de que as conquistas nessa luta privilegiem o todo, com base no fato de que a discriminação não se faz apenas contra cada indivíduo isoladamente, mas contra todo um povo. Zumbi, um indivíduo, encarna essa carência da imagem de um herói, mas heróis somos todos nós sobreviventes do dia-a-dia, e que temos de estar alertas, sem esquecer nosso patrimônio comum, os elos que nos irmanam. Precisamos nos fortalecer socioeconomicamente.
Que as gerações de agora e do futuro possam beber desse axé do 20 de novembro.

Fonte: Quilombhoje informa
iDcionário Aulete

A principal função da educação é seu caráter libertador.

Educar não é repassar informações, mas criar um patrimônio pessoal.